Reportagem sobre a Obra

Sobre a Obra

Quem somos?

A Obra de Assistência Social Papa João XXIII é uma Associação Civil, de natureza filantrópica, sem fins lucrativos, prestadora de serviços à comunidade na área de Assistência Social, particularmente ao público Infanto-Juvenil como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Fundada em três de junho de 1966 pelo missionário da cidade Bréscia - Italia, Padre Antonio Luigi Martinelli (23/05/1925-14/02/1997).

Após a morte do Padre Antonio Luigi Martinelli, o trabalho passou a ser dirigido pelas Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, com a colaboração de uma equipe de leigos que compõem a Diretoria.

Missão

Oferecer formação integral às crianças e adolescentes, instruindo-os para conviver respeitosa e solidariamente, comprometidos com uma sociedade justa e fraterna.

Visão

Ser uma Instituição de qualidade, pautada em valores éticos, morais e espirituais, reconhecida local e regionalmente.

Valores

Solidariedade e cooperativismo; Desenvolvimento Sustentável; Cidadania e Valores Cristãos.

Projetos Desenvolvidos

Atividades Pedagógicas, Capoeira, Karatê, Arte e Artesanato, Música, Dança e Teatro, Esporte e Lazer, Informática e Cidadania, Oficina de Vida e Espiritualidade.

Alimentação saudável.

A Obra disponibiliza atendimento Psicológico, Pedagógico e Social.

A continuidade dos trabalhos que a Obra presta a Comunidade, necessita do seu apoio. Seja também um ASSOCIADO, CONTRIBUINTE e/ou PARTICIPATIVO, ajude na formação das crianças e adolescentes do município de Floresta.

(Forma de contribuição: Online ou Carnê, disponível na Secretaria da Entidade ).

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Projeto Cidadania Empreendedora - Agentes Jovens - Encontro de Confraternização

No dia 29 de Outubro de 2011, foi realizado um almoço de confraternização na Estância Ronco das Águas em Floresta - PR, encerrando as atividades do Projeto Cidadania Empreededora - Agentes Jovens no ano de 2011. Este Projeto faz parte da iniciativa da Rede de Turismo Regional (Retur), que juntamente com os demais parceiros, lançaram o projeto "Corredor do Ivai" para incentivar o turismo regional, rural e religioso de nossa região.

A todos que compartilharam desta inciativa, e transformaram em realidade este projeto, nossos sinceros agradecimentos.

Que Deus abençoe a todos.

Prestação de contas Out/2011


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Turismo Religioso em Debate


Com a finalidade de colocar nossa região definitivamente na rota do Turismo Religioso, no dia 26/10/2011 em Maringá no horário das 13hs30 às 17hs tivemos uma reunião onde foi discutida a organização do Turismo Religioso, tendo como pólo a cidade de Maringá a pedido do Bispo Don Anuar.

O Turismo religioso, diferente de todos os outros segmentos de mercado do turismo, tem como motivação fundamental a fé. Está, portanto, ligado profundamente ao calendário e acontecimentos religiosos das localidades receptoras dos fluxos turísticos. É comum chamar-se peregrinação a cada viagem de turismo religioso.

Com a maioria de sua população formada por católicos, é comum no Brasil que as datas de maior peregrinação religiosa sejam as de feriados religiosos diretamente relacionados a essa Igreja.

O que motiva os turistas de cunho religioso é, principalmente, a necessidade de estar em locais onde a fé apresenta mais intensidade. Existem diferentes tipos de viagem com motivos religiosos, como a Romaria, na qual os romeiros vão aos destinos sagrados apenas para conhecer a religião e o local, a Peregrinação que consiste em cumprir promessas ou votos de divindade, e as viagens de Penitência ou de Reparação, onde o viajante busca se redimir.

Neste evento, os convidados apresentaram suas idéias a respeito das relações entre desenvolvimento, história e fé. Com a participação do publico foi feito o aprofundamento das questões da sustentabilidade e proposição de indicativos para Agenda de Metas em Parcerias. 

Os trabalhos foram realizados no Cesumar, no bloco 06 – auditório Joaquim Lauer, no horário das 13h30 às 17h00.

Entre os expositores foram convidados Padre Rogério Diesel – Santuário de Santa Rita de Cássia/Maringá, Prof. Alisson Bertão/Cesumar, Turismólogo Miguel Fernando/Acim e Prof. Jacó Gimennes-ICD/Retur.


Nós da Obra de Assistência Social Papa João XXIII, estaremos realizando uma PEREGRINAÇÃO AO SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA SALETTE, no Município de Manuel Ribas, na Barra Santa Salette, no dia 20 de novembro de 2011. Saída as 07h30min com retorno às 16h30min.

Nossa Senhora da Salete, Padroeira dos Agricultores:
Rogai por nós!

Solenidade de entrega de fardas do Projeto Soldado Mirim

Na noite agradável de 27 de Outubro de 2011, foi realizada a solenidade de entrega das fardas para os jovens membros do Projeto Soldado Mirim. Fruto da parceria entre diversas entidades, como a Prefeitura Municipal de Floresta com o empenho de diversos departamentos, a Polícia Militar tendo a frente o Sargento Airton Dias, a Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva, a Obra de Assistência Social Papa João XXIII, entre outros colaboradores da Sociedade Civil.
 
Este video procura apresentar de forma breve, a essência do que vem a ser este projeto, e o impacto que direta e indiretamente produz em todos aqueles de dele participam.
 
O CMDCA e os membros da Comissão do Projeto Soldado Mirim, agradecem a todos que com o seu empenho e dedicação transformaram este projeto em realidade.
 
Que Deus abençoe a todos.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Flamboyant

Deus criou, e nós agradecemos.
Estamos na Primavera, e vale a pena registrar o belo Flamboyant localizado no pátio central da Obra. Como diz o ditado: "O que é belo tem que ser apreciado". Com certeza...

domingo, 23 de outubro de 2011

AMBIENTES DA SUSTENTABILIDADE

A Obra de Assistência Social Papa João XXIII, elaborou o Projeto: “AMBIENTES DA SUSTENTABILIDADE” e encaminhou para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS),  cujo projeto foi contemplado por meio do Conselho Gestor, da Cáritas Brasileira, juntamente com inúmeros projetos de outras Entidades do Brasil.

Todos os projetos apoiados têm afinidade com os Objetivos da Campanha da Fraternidade 2011. Cujo tema é: fraternidade e a vida no Planeta e o lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22).

Estes projetos foram contemplados graças a Campanha da Fraternidade que se expressa concretamente pela oferta de doações em dinheiro na Coleta da Solidariedade. É um gesto concreto de fraternidade e partilha, feito em âmbito nacional em todas as comunidades cristãs, paróquias e dioceses.

Em nossa Comunidade de Floresta, esta arrecadação aconteceu na Celebração Eucarística de Domingo de Ramos. O início da Procissão realizou-se na Obra de Assistência Social Papa João XXIII, percorreu as ruas de nossa cidade e culminou na Igreja Matriz.

 Os Projetos contemplados, por meio da 3ª. Reunião do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade - FNS 2011, referente à Coleta Nacional da Solidariedade no dia 17 de abril de 2011, no Domingo de Ramos foram:

Alguns dos projetos aprovados entre outros...
O presente projeto, que foi contemplado pelo FNS, visa Projetar e Construir Ambientes de Sustentabilidade, nas instalações da Obra de Assistência Social Papa João XXIII, como um verdadeiro laboratório a céu aberto voltado a mudança de comportamentos humanos a partir da valorização da flora, paisagismo e canteiros de produção integrados com símbolos da fé.

Agradecemos ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), cuja gestão de recurso é realizada pela Cáritas Brasileira.

Direção da Obra.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Cerimônia de Formatura do Projeto Cidadania Empreendedora - Agentes Jovens

Foi realizada no dia 10 de Outubro de 2011, no recinto da Casa da Cultura em Floresta, a cerimônia de Formatura da 1ª Turma do Projeto: Cidadania Empreendedora - Agentes Jovens, promovido pela Rede de Turismo Regional (RETUR), Prefeitura Municipal de Floresta, Obra de Assistência Social Papa João XXIII e demais parceiros.


Esta iniciativa faz parte do Projeto de incentivo ao Turismo Regional "Corredor do Ivaí", promovido pela Rede de Turismo Regional (Retur) e demais parceiros.

O Projeto foi realizado dando ênfase aos seguintes aspectos:
     1º Módulo: Empreendedorismo pelo Turismo;
                         Wanda Pille
     2º Módulo: Meio-Ambiente no Turismo;
                         Edson Amieiro
     3º Módulo: Aspectos da Geografia Municipal;
                         Crislaine Fuentes Martins Biz
     4º Módulo: Aspectos da História Municipal e Turismo Religioso;
                         Tereza Luiza Biz e Ir. Elizângela R. Martins
     5º Módulo: Agricultura Familiar no Turismo;
                         Albertina Ambiel Jung
     6º Módulo: Artesanatos como Recursos Turísticos;
                         Maria Aidê Camilo Severino
     7º Módulo: Caravana Praticando Turismo.
                         Estância Ronco da Águas
                         Osmir Aparecido Figueiredo
     

A Obra de Assistência Social Papa João XXIII e demais parceiros parabenizam a todos os Formandos pela conclusão desta etapa. Que seja mais uma de um futuro promissor e repleto de realizações. Parabéns a Todos.


Forum Regional de Turismo

A Obra de Assistência Social Papa João XXIII, por meio de seu aluno Eidi Ishihara, marca presença no FORUM REGIONAL DE TURISMO, realizado no Salto Bandeirantes em Santa Fé - PR.

RETIRO CRISMA - 2011


No dia   01 de Outubro, na Obra de Assistência Social Papa João XXIII, aconteceu o RETIRO DOS CATEQUIZANDOS DA CRISMA.

Iniciou-se com momento de acolhida, oração realizada pela coordenação da catequese, seguido do café. 

O retiro contou com a animação do Ministério de Música do Grupo de Oração São Miguel Arcanjo de Floresta...

... e a assessoria Ir. Maria Dolores Silva, Apóstola do Sagrado Coração de Jesus, de Curitiba.

O tema do retiro foi VALORES, ESCOLHAS E COMPROMISSO COM O CHAMADO DE DEUS.

Foi significativo o envolvimento dos participantes nas atividades propostas. Após este momento de reflexão foi realizado um delicioso almoço.

No período da tarde foram realizadas dinâmicas, trabalhos em grupo e partilha das reflexões.
 O retiro foi encerrado com a Celebração Eucarística, presidida pelo Pároco Pe. Fricot Milien.
 
Coordenação Geral da Pastoral Catequética de Floresta