A Obra de Assistência Social Papa João XXIII é "uma
Associação civil, de natureza filantrópica, sem fins lucrativos, com duração
por tempo indeterminado.
Fundada em 03 de Junho de 1966,
data do 3° ano de falecimento do Papa João XXIII, pelo Missionário Italiano da
Cidade de Bréscia – Itália, 1° Pároco de Floresta, em feliz memória, Padre
Antonio Luigi Martinelli (23/05/1925 – 14/02/1997), como um Orfanato.
Na época, objetivava ajudar
crianças órfãs e proteger os idosos do município de Floresta e arredores. Após
a morte do Padre Antonio, a partir de 30 de maio de 1998, o trabalho passou a
ser dirigido pelas Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, juntamente com uma
Diretoria e voluntários.
Com a mudança de direção, deixou
de ser um Orfanato, e passou a oferecer o serviço de contra-turno escolar.
Desenvolvendo atividades para crianças e adolescentes entre 6 a 16 anos,
atendendo prioritariamente os que se encontram em situação de vulnerabilidade
social.
A mudança de administração e
atendimento da Organização trouxe novas preocupações: a necessidade de manter
os vínculos com “Secretariado Centrale delle Opere Brasiliane di Papa Giovanni
XXIII” Itália, obter ajuda de fontes públicas (Municipal Estadual e Federal),
Empresas e sociedade civil. Em 2007, a Associação recebeu o reconhecimento do
Governo Federal, caracterizando-se como uma Entidade Beneficente de Assistência
Social.
A Missão da Associação consiste
em: “... contribuir para melhorar a qualidade da vida das crianças e
adolescentes que vivem em situação de pobreza e risco pessoal e social no
Município de Floresta - Paraná, para promover uma sociedade jovem mais
respeitosa e solidaria capaz de viver e conviver plenamente com os demais
cidadãos, tudo isso fundamentado nos princípios Cristãos herdados do Papa João
XXIII” . Desta forma, a Instituição oferece este serviço gratuitamente, visando
contribuir no desenvolvimento de uma sociedade mais conhecedora de seus
direitos e deveres como cidadãos. Além disso, a meta para 2015 é ter um impacto
positivo diretamente na vida de mais de 700 pessoas e indiretamente atingir a
comunidade em geral. Isso requer ampliação das instalações físicas e
acadêmicas, desenvolvendo a atividades e oficinas, educação ambiental,
secretariado e idiomas, aumentando o nível de profissionalização dos jovens do
Município de Floresta. Assim, a
Associação procura ter uma maior presença na sociedade de Floresta, como
contribuir no desenvolvimento da educação das crianças.
De acordo com seu Estatuto, a
Instituição tem como objetivos:
· Acolher e atender prioritariamente as crianças e
adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social e/ou risco de
Comunidade de Floresta e cidades vizinhas;
·
Desenvolver atividades recreativas, culturais e
ecumênicas;
·
Promover aulas de iniciação profissional,
seminários e reuniões de acordo com seus objetivos;
·
Realizar eventos para aquisição de recursos;
·
Promover a integração das famílias na
Comunidade.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
ACOMPANHAMENTO ESCOLAR:
Considerando que a criança e o adolescente que freqüentam o contra turno
escolar, permanecem fora de casa praticamente o dia todo, é de grande
importância oportunizar momentos para o acompanhamento escolar.
ESPORTE E LAZER: Esta modalidade
tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos educandos que vão desde o
condicionamento físico até jogos cooperativos e brincadeiras. As atividades
lúdicas e cooperativas contribuem e oportunizam às crianças e adolescentes
momentos de expressão, criação e trocas de informação, além de trabalhar a
cooperação. É de grande importância que, neste processo, a criança e o
adolescente tenham espaço para expressar sua fala, seus movimentos, seu ponto
de vista e sugestões.
CAPOEIRA: O principal objetivo
utilizar a capoeira como fator de integração social, do desenvolvimento da
consciência do cidadão e a elevação da auto-estima. Demonstrando a mudança
comportamental que a prática da capoeira exerce no indivíduo, sendo regida
pelos seus aspectos técnicos e coordenada pedagogicamente.
MÚSICA, DANÇA E TEATRO: Dentro
desta modalidade desenvolvem-se atividades relacionadas à música, dança e
outras formas de expressão corporal. Através dessas oficinas temos como
objetivo trabalhar a elevação da auto-estima dos educandos, a melhoria da
qualidade de vida, valorizando a cooperação, a inclusão e a afetividade.
ARTES E ARTESANATO: As artes
visuais oferecem à criança e ao adolescente um rico meio de expressão do mundo
interior, de aprendizagem e relação do indivíduo com o seu semelhante, de
comunicação e partilha de conhecimentos e sentimentos. Através de trabalhos
artísticos pode-se trabalhar o crescimento do indivíduo e a conquista de novos
espaços, abrindo novas possibilidades de criação, que contribuirão na aquisição
de novos conhecimentos e na melhoria da qualidade de vida.
INFORMÁTICA E CIDADANIA: O
computador por si só não forma o ser humano nem garante o seu desenvolvimento
intelectual e social; o que pode formar o ser humano é a forma como ele utiliza
os recursos da tecnologia. Para que haja um aproveitamento significativo da
criança e do adolescente no que diz respeito ao uso de computadores como
ferramenta de aprendizagem, é de suma importância não apenas que este recurso
esteja acessível em seu cotidiano, mas que seu uso esteja vincula do a um
planejamento pedagógico que transforme a máquina em um instrumento de
aprendizagem. A oficina enfoca também a
formação para a CIDADANIA. Portanto, entre os temas trabalhados destacamos
questões sobre saúde, meio ambiente, sustentabilidade, educação, direitos
humanos, desigualdade social, discriminação e preconceito, qualidade de vida, e
outros assuntos que possam contribuir para a construção de cidadãos
conscientes, responsáveis, justos e solidários.
OFICINA DA VIDA E ESPIRITUALIDADE:
As transformações do mundo atual têm provocado grandes mudanças culturais.
Entre elas, podemos dizer que a preocupação ética tornou-se universal e está
presente em todos os âmbitos da vida humana. No entanto, há uma curiosa
ambigüidade entre o discurso ético que se dissemina e ocupa todos os espaços e
a efetiva importância que se dá à ética no campo prático. Conscientes deste
desafio, mas também dos valores e princípios institucionais, propomos às
crianças e adolescentes atendidos um espaço de formação, reflexão e discussão
sobre valores basicamente cristãos, que favoreçam o crescimento dos indivíduos
envolvidos como pessoas solidárias e fraternas, que vivenciem a liberdade, a
justiça, o respeito, a paz, a responsabilidade, entre outros. Por meio da
Oficina da Vida e dos momentos de Espiritualidade, trabalhamos a compreensão da
criança e do adolescente sobre o conceito de pessoa humana, o significado da
verdade, o sentido da vida, do sofrimento e da morte, a distinção entre o bem e
o mal, a harmonia entre liberdade e responsabilidade, e também que as relações
entre as pessoas devem ocorrer por meio da partilha, da comunhão, do cultivo de
bons sentimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário