Reportagem sobre a Obra

Sobre a Obra

Quem somos?

A Obra de Assistência Social Papa João XXIII é uma Associação Civil, de natureza filantrópica, sem fins lucrativos, prestadora de serviços à comunidade na área de Assistência Social, particularmente ao público Infanto-Juvenil como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Fundada em três de junho de 1966 pelo missionário da cidade Bréscia - Italia, Padre Antonio Luigi Martinelli (23/05/1925-14/02/1997).

Após a morte do Padre Antonio Luigi Martinelli, o trabalho passou a ser dirigido pelas Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, com a colaboração de uma equipe de leigos que compõem a Diretoria.

Missão

Oferecer formação integral às crianças e adolescentes, instruindo-os para conviver respeitosa e solidariamente, comprometidos com uma sociedade justa e fraterna.

Visão

Ser uma Instituição de qualidade, pautada em valores éticos, morais e espirituais, reconhecida local e regionalmente.

Valores

Solidariedade e cooperativismo; Desenvolvimento Sustentável; Cidadania e Valores Cristãos.

Projetos Desenvolvidos

Atividades Pedagógicas, Capoeira, Karatê, Arte e Artesanato, Música, Dança e Teatro, Esporte e Lazer, Informática e Cidadania, Oficina de Vida e Espiritualidade.

Alimentação saudável.

A Obra disponibiliza atendimento Psicológico, Pedagógico e Social.

A continuidade dos trabalhos que a Obra presta a Comunidade, necessita do seu apoio. Seja também um ASSOCIADO, CONTRIBUINTE e/ou PARTICIPATIVO, ajude na formação das crianças e adolescentes do município de Floresta.

(Forma de contribuição: Online ou Carnê, disponível na Secretaria da Entidade ).

terça-feira, 31 de maio de 2011

Jovem Agricultor Aprendiz...

Neste dia 31 de maio os jovens Aprendizes – J.A,  acompanhados da Instrutora, Patrícia Pimentel, iniciaram aulas práticas  visitando e iniciando suas atividades referente à horta, nas dependências da Obra de Assistência Social Papa João XXII.

Jovem Agricultor Aprendiz: É um programa voltado para o público jovem de 14 a 18 anos e que esteja interessado em aprender sobre o meio rural.

 O que este programa oferece?
Formação, necessária para que desenvolvam criatividade, habilidades práticas e possam desempenhar com eficiência suas atividades.
 Informação, necessária para que adquiram a vontade e a capacidade de corrigir suas ineficiências e erros que cometem nos seus lares, nas suas propriedades e no seu desenvolvimento pessoal.

Este programa nasceu pela  falta de oportunidades para jovens no meio rural, levando ao êxodo rural, falta de qualificação profissional no meio rural e a necessidade de valorização do agropecuário junto ao público jovem.

O número de participantes pode variar entre 15 a 25 alunos por turma; os participantes que tiverem o total de 80% de freqüência recebem, ao término, certificado de aprendizagem. O curso tem duração de 4 meses, duas vezes por semana no contra turno dos alunos.

A metodologia do curso são aulas diversificadas com dinâmicas, atividades lúdicas, vídeo, visitas técnicas, palestras, gincanas educativas, entre outros.

No município de Floresta está sendo realizado na casa da cultura com parceria da Prefeitura Municipal,  APMI , Sindicato Rural  e SENAR Paraná.

VIVA A CATEQUESE...


A Catequese é fundamental para o crescimento espiritual e de extrema importância para a formação de nós Cristãos. Está é a iniciação da vida cristã de todos os fiéis.

Sabemos que, o grande e indispensável catequista é a família.  Formadora de todos os valores cristãos.

Os Pais como primeiros catequistas devem incentivar aos filhos a participação da catequese.

A Catequese é o sucesso de Jesus e do seu reino, pois o Espírito Santo é o principal catequista.

Pois através deste Espírito de Amor e Paz somos conduzidos e iluminados aos caminhos de uma vida em fraternidade.

"A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com fim de iniciá-los na plenitude da vida cristã." Catecismo da Igreja Católica (1992).

Aos catequistas a gratidão, o reconhecimento e os parabéns por esta linda vocação.

Mateus Girotto
Coordenador Geral Pastoral Catequética

sábado, 28 de maio de 2011

Cidadania Empreendedora – Agentes Jovens - Geografia de Floresta...

No dia 27/05 tivemos a realização de mais um módulo do curso “CIDADANIA EMPREENDEDORA – AGENTES JOVENS”.

Nesta etapa contamos com a colaboração da Profª Ms Crislaine Fuentes Martins Biz, que abordou o tema: Geografia de Floresta e o turismo. Pudemos conhecer um pouco mais a respeito de nossos limites territoriais, nossos cursos d´agua, a infra-estrutura da cidade, bem como a evolução temporo-historico-espacial de Floresta.

Reunião de Pais da Pastoral Catequética



Neste dia 28 de maio, às 15h, na Obra de Assistência Social Papa João XXIII, foi realizado uma reunião com os pais dos catequisandos, pertencentes a Paróquia Nossa Senhora do Rosário.


Nesta reunião esteve presente o Assessor Everton Ricardo Torsani, pertencente a Diocese de Paranavaí. A temática abordada nesta reunião foi sobre FAMÍLIA, elemento chave para o bom andamento da Pastoral Catequética e formação cristã.

Mateus Girotto
Coordenador Geral da Pastoral Catequética

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Para pensar...

A Obra recebeu donativos arrecadados durante a 39ª Expoingá...

 
Fonte: TV 3º Milênio

Com ‘chave de ouro’ a Sociedade Rural de Maringá fechou na manhã desta quinta-feira (26.05) as ações da 39ª Expoingá. Mais de 35 mil itens, entre produtos de limpeza e higiene pessoal, agasalhos e cobertores foram repassados às entidades assistenciais. Os donativos foram arrecadados no dia 10 de maio, quando o acesso a Feira e ao show do Padre Reginaldo Manzotti foi trocado por doações desses produtos.

Fonte: Sociedade Rural de Maringá
A solenidade oficial de entrega aconteceu na Unidade Didática da SRM e reuniu 21 representantes de entidades assistenciais para receber as doações. O repasse foi feito pela presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo, juntamente com a sua diretoria, assim como pelo arcebispo de Maringá, Dom Anuar Batisti, representando a TV 3º Milênio, parceira do evento realizado no dia 10.

Fonte: Sociedade Rural de Maringá
Representando às entidades, a Irmã Elizângela Rosa Martins, da Obra de Assistência Social Papa João XXIII, pertencente à Arquidiocese de Maringá, agradeceu a ação. “Enquanto temos condições de unir forças e melhorar a vida das pessoas carentes se faz necessário continuar trabalhando para as ações sociais. Todos nós somos gratos por esta colaboração, pois é assim que milhares de pessoas sobrevivem”.


Para ver a matéria completa, acesse a página:  Sociedade Rural de Maringá

Fonte: Sociedade Rural de Maringá

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia do Desafio...

Todos os anos, na última quarta-feira do mês de maio, é realizado O DIA DO DESAFIO e os alunos da Obra de Assistência Social Papa João XXIII,  através da aula de capoeira ministrado pelo Mestre Chupim, participaram deste desafio fazendo um bom alongamento e outras atividades fisicas.

Além da participação, os alunos estarão melhorando sua postura, aliviando tensões musculares interagindo um com os outros e adquirindo um hábito saudável.


terça-feira, 24 de maio de 2011

Projeto de Matemática na Obra...

JOGOS MATEMÁTICOS


As alunas do 3° ano do Magistério do Colégio Estadual Monteiro Lobato, Ana Paula Cazatti, Jéssica Fernandes e Miriam Stefane dos Santos, iniciaram um PROJETO DE MATEMÁTICA, orientado pela professora Margarida Ambiel, na Obra de Assistência Social Papa João XXIII.


O projeto visa auxiliar os alunos que apresentam dificuldades na disciplina de Matemática, através de jogos e brincadeiras tornando o aprendizado mais interativo e menos monótono.


As estagiárias ao aplicarem os jogos matemáticos, colocam em prática o que aprenderam em sala de aula.


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Mobilização Social



Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil






“Esquecer é permitir. Lembrar é combater”. Este é o slogan do 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.

A Obra, como entidade de Assistência Social, mobilizou-se para participar deste evento tão significativo para a conscientização e formação de uma sociedade cada vez melhor.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Projeto Soldados Mirins...

No dia 17/05, a Obra teve a grata visita do Sargento Airton Dias que realizará, nesta entidade, o Projeto Soldados Mirins.

 O projeto visa possibilitar aos futuros Cidadãos Mirins, o pleno exercício da cidadania, tornando-os cidadãos mais responsáveis, participativos e transformadores de uma sociedade mais humana e sem exclusões.

Durante o projeto, os Cidadãos Mirins estarão envolvidos com vários tipos de campanhas educacionais, tais como: conscientização e preservação da natureza, campanhas do agasalho, da fome, blitz educativa de trânsito dentre outras.

A Obra, ciente de que para tornar a sociedade igualitária, consciente de seus direitos e deveres, abraça mais uma causa, convidando a todos a colaborar conosco.

domingo, 15 de maio de 2011

Prestação de Contas da Obra - Maio 2011

Quadra Poliesportiva...


A Obra de Assistência Social Papa João XXIII, recebeu a visita do Engenheiro Zamberlan do Município de Floresta, juntamente com representantes da Caixa Economica Federal a fim de iniciarem a construção da Quadra Poliesportiva, nas dependências desta Entidade.

Desde já, agradecemos o grande investimento do Governo Federal através do Ministério dos Esportes  em parceria com a Caixa Econômica Federal e com contrapartida da Prefeitura Municipal de Floresta.

Prestação de Contas - Abr /2011

Tendo em vista a transparência na Direção da Obra, segue abaixo a Prestação de Contas de Abr/2011.


sábado, 14 de maio de 2011

Um pouco de história...

Padre Antônio Luigi Martinelli

Antonio Luigi Martinelli nasceu na pequena cidade de Verolanuova, nas proximidades de Brescia ao Norte da Itália aos 23 de Maio de 1925.
Brasão da Cidade de Verolanuova

Numa família de 4 irmãos, único menino entre suas irmãs, foi o segundo filho do casal.
Seus pais eram muito rigorosos e não admitiam quando seus filhos cometiam qualquer falta contra outras crianças. Comenta Pe. Antonio que se brigasse com algum colega pelo caminho, ao chegar a casa apanhava de seu pai.
Na idade de 07 anos o pequeno Antonio começou a freqüentar o Oratório de sua cidade onde trabalhavam os Padres Salesianos. No Oratório, Antonio recebia instruções sobre boas maneiras, fazia as tarefas escolares, praticava esportes, brincava, tinha aulas de canto e fazia teatros.
Com a idade de 12 anos, Antonio sentiu o chamado à vida religiosa e decidiu ingressar no seminário dos padres Oblatos de São José, também chamados Josefinos, na cidade de Asti- Itália. Deixou a casa paterna com muito sentimento, pois, ao mesmo tempo que sentia o chamado de Deus a segui-Lo na vida religiosa, não queria deixar sua amada família e seu lar. Mas sua fé foi mais forte e com grande decisão resolveu dizer SIM a Deus.
Como seminarista, dedicou-se a ajudar os seminaristas menores. Todos diziam que Antonio tinha carisma para lidar com crianças. Ensinava-lhes o catecismo através de peças bíblicas teatrais e os auxiliava nas tarefas mais difíceis.

Certo dia os seus superiores pediram para o jovem Antonio que na época tinha a idade de 25 anos, que ele dedicasse sua vida como missionário religioso em terras brasileiras, junto aos seminaristas menores. Antonio resistiu muito pois, amava sua família, em modo especial sua mãe que naquele período se encontrava muito doente. Tinha receio que acontecesse algo de grave com ela. Então os padres pediram que ele fosse se aconselhar com um frei chamado Pio que tinha fama de santidade. Ao chegar ao confessionário para contar sua angústia, o santo Frei já se adiantou e lhe disse: _ “Antonio, não tenha medo de ir ao Brasil! Deus o está chamando lá e não se preocupe com sua mãe, ela não morrerá tão cedo”. (realmente, sua mãe faleceu aos 90 anos).

Sem hesitar, Antonio partiu para o Brasil, decidido a cumprir a missão que Deus lhe havia confiado. Com a idade de 25 anos Antonio Luigi Martinelli chegou ao Brasil para trabalhar no Seminário Menor na cidade de Ourinhos – SP.

Os padres de sua congregação o aconselharam a permanecer irmão religioso para se dedicar na formação dos seminaristas brasileiros. Mas seu sonho era ser SACERDOTE!

Foi então que Deus foi abrindo os caminhos para o jovem religioso. Certo dia encontrou-se como Bispo de Jacarezinho, Don Geraldo de Proença Sigaud que o convidou para trabalhar em sua Diocese como Sacerdote. Antonio por sua vez, decidiu se desligar da Congregação dos Padres Josefinos para iniciar seus estudos de filosofia e teologia em preparação ao seu sacerdócio.

Dom Geraldo o enviou a Viamão no Estado do Rio Grande do Sul para estudar filosofia e em seguida Teologia em São Paulo com os padres missionários do Verbo Divino.

Ao terminar os estudo de Filosofia e Teologia, finalmente Luigi Antonio Martinelli recebeu a ordenação Diaconal e Sacerdotal.

Seu primeiro trabalho na Diocese de Jacarezinho foi como secretário do Bispo Dom Geraldo e em seguida assumiu uma pequena Paróquia no interior onde permaneceu alguns meses porque logo após conheceu Dom Jaime Luiz Coelho que o enviou à Diocese de Maringá, estabelecendo-se em Floresta.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Encontro com o CPP e o Pe. Fricot...

Irmãos e Irmãs,

Paz e bem!

Nós tivemos no dia 13 de Maio, o segundo Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) deste ano.  Aproveitamos este encontro para fazer uma boa avaliação do andamento da paróquia. Todas as comunidades, Pastorais, Serviços e Movimentos contribuíram para fazer este trabalho. Agradecemos a colaboração e o empenho de cada liderança.

No geral, a partir de tudo que escutamos nas avaliações, a comunidade está bem. Mas precisamos somar as nossas forças para aperfeiçoar o bom andamento da nossa comunidade.

Ao término do encontro, fixamos algumas metas ou prioridades a serem realizadas até o próximo Conselho Paroquial de Pastoral, dia 28 de Agosto.

  1. A IMPLANTAÇÃO DA PASTORAL FAMILIAR - No dia 26 de Abril aconteceu uma reunião na Casa da Cultura para reflexão da importância e a implantação da mesma. Durante o Conselho Paroquial de Pastoral, no último dia 13, os presentes colocaram em destaque a importância da Pastoral Familiar. E, na oportunidade comunicamos a existência de uma pequena equipe, que está tentando fazer deste sonho, uma realidade. E que você também se sinta responsável por esta iniciativa da comunidade. Contamos com sua contribuição.
  2. FORTALECER E INCENTIVAR OS GRUPOS DE REFLEXÃO - Os participantes comentaram que o número de Grupos de Reflexão diminuiu bastante a participação das pessoas nos poucos grupos que existem deixa muito a desejar. Eles pedem que a paróquia tenha um olhar particular para os mesmos. Desta forma, o Conselho Paroquial de Pastoral decidiu investir mais força nos Grupos de Reflexão, entende-se  que cada grupo é um espaço de evangelização e partilha, representa uma grande riqueza na vida da comunidade.
  3. FORMAÇÃO - A última decisão do encontro foi a formação bíblica ou teológica, que deve acontecer no mês de Julho, na intenção de todas as lideranças. Os participantes ressaltaram a importância da formação e pedem que a paróquia organize com mais frequencia encontros de formação na comunidade. O próximo encontro de formação está previsto para o próximo mês de Julho. Desde já, a comunidade está convidada.
Cuidar desta paróquia é uma responsabilidade de todos nós!!! Faça a sua parte!

Pe. fricot Milien

Cidadania Empreendedora – Agentes Jovens

 No dia 13 de Maio teve início o Curso de Formação “Cidadania Empreendedora – Agentes Jovens”, na Obra de Assistência Social Papa João XXIII.

O curso é destinado aos adolescentes e jovens do Município de Floresta, possui uma Carga-horária de 48 (quarenta e oito) horas – aula desdobradas em 09 módulos, no contra-turno semanal da sexta-feira.


Tem como Missão: oportunizar conhecimento e cultura em empreendedorismo para aprendizes do Turismo, como jovens condutores e agentes da cidadania.
  
Proponentes: Município de Floresta/Conselho Municipal de Turismo; RETUR – Rede de Turismo Regional e Obra de Assistencia Social Papa João XXIII.


Parceiros: ICD – Instituto de Cultura & Desenvolvimento/ Universidade do Fazendeiro; Força Verde/SEMA – Governo Paraná; Grupo de Empreendedores do Turismo e Produção Associada e Colaboradores: Comerciantes e Produtores.



Agradecemos a Coordenadora Técnica: Wanda Pille – RETUR que ministrou este 1° módulo do curso e ao Coordenador Operacional: Edson Amieiro – Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Show de Prêmios...

No dia 12/05, foi promovido pelo Núcleo Feminino da Cocamar de Floresta no recinto da Obra, um show de prêmios em beneficio da Obra de Assistência Social Papa João XXIII. Por esta importante inciativa, a Obra sinceramente agradece.




quinta-feira, 12 de maio de 2011

CAPOEIRA: esporte, cultura, lazer e educação...


" Um esporte que promove a inclusão social, o resgate e preservação da cultura afro-brasileira, além de inúmeros benefícios físicos e  mentais a divulgação da arte e das raízes ancestrais". 

 
O que é capoeira?
Capoeira: expressão cultural afro-brasileira que mistura, dança, luta, música e expressão corporal, desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é uma das manifestações mais fortes da cultura afro brasileira e tem sido difundida em todo mundo. Mistura golpes de cabeçadas, pernas e braços com musica, poesia e movimentos acrobáticos.
 
Capoeira como mecanismo de educação: como instrumento educacional a capoeira contribui para o desenvolvimento da capacidade física, intelectual moral da criança, bem como do  ser humano em geral, visando sempre a sua socialização e integração  a sociedade.
 
Como arte: desenvolve a criatividade através do ritmo, música, canto, instrumentos e expressão corporal.
 
 Como esporte: estabelecendo treinamentos físicos, técnicos e táticos.
 
Como luta: esse foi uns dos aspectos que possibilitou sua sobrevivência, graças à sua eficiência como instrumento de ataque e defesa desde o princípio de sua criação.
Capoeira como folclore: reconhecida como rainha do folclore brasileiro, é um aspecto a ser preservado, orientando o aluno para apresentações em público, reforçando sempre o título mérito conquistado.
Capoeira como filosofia de vida: proporcionar bem estar aos seus alunos, mostrar as pessoas a importância de se respeitar e de se disciplinar. Sabendo o quanto é importante a vida, não apenas com bens materiais e
sim com o propósito de vivermos uns com os outros em harmonia e acima de tudo com amor ao próximo independente de cor, sexo ou credo.

Mestre Chupim
Profº de Capoeira