Reportagem sobre a Obra

Sobre a Obra

Quem somos?

A Obra de Assistência Social Papa João XXIII é uma Associação Civil, de natureza filantrópica, sem fins lucrativos, prestadora de serviços à comunidade na área de Assistência Social, particularmente ao público Infanto-Juvenil como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Fundada em três de junho de 1966 pelo missionário da cidade Bréscia - Italia, Padre Antonio Luigi Martinelli (23/05/1925-14/02/1997).

Após a morte do Padre Antonio Luigi Martinelli, o trabalho passou a ser dirigido pelas Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, com a colaboração de uma equipe de leigos que compõem a Diretoria.

Missão

Oferecer formação integral às crianças e adolescentes, instruindo-os para conviver respeitosa e solidariamente, comprometidos com uma sociedade justa e fraterna.

Visão

Ser uma Instituição de qualidade, pautada em valores éticos, morais e espirituais, reconhecida local e regionalmente.

Valores

Solidariedade e cooperativismo; Desenvolvimento Sustentável; Cidadania e Valores Cristãos.

Projetos Desenvolvidos

Atividades Pedagógicas, Capoeira, Karatê, Arte e Artesanato, Música, Dança e Teatro, Esporte e Lazer, Informática e Cidadania, Oficina de Vida e Espiritualidade.

Alimentação saudável.

A Obra disponibiliza atendimento Psicológico, Pedagógico e Social.

A continuidade dos trabalhos que a Obra presta a Comunidade, necessita do seu apoio. Seja também um ASSOCIADO, CONTRIBUINTE e/ou PARTICIPATIVO, ajude na formação das crianças e adolescentes do município de Floresta.

(Forma de contribuição: Online ou Carnê, disponível na Secretaria da Entidade ).

quinta-feira, 12 de maio de 2011

CAPOEIRA: esporte, cultura, lazer e educação...


" Um esporte que promove a inclusão social, o resgate e preservação da cultura afro-brasileira, além de inúmeros benefícios físicos e  mentais a divulgação da arte e das raízes ancestrais". 

 
O que é capoeira?
Capoeira: expressão cultural afro-brasileira que mistura, dança, luta, música e expressão corporal, desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é uma das manifestações mais fortes da cultura afro brasileira e tem sido difundida em todo mundo. Mistura golpes de cabeçadas, pernas e braços com musica, poesia e movimentos acrobáticos.
 
Capoeira como mecanismo de educação: como instrumento educacional a capoeira contribui para o desenvolvimento da capacidade física, intelectual moral da criança, bem como do  ser humano em geral, visando sempre a sua socialização e integração  a sociedade.
 
Como arte: desenvolve a criatividade através do ritmo, música, canto, instrumentos e expressão corporal.
 
 Como esporte: estabelecendo treinamentos físicos, técnicos e táticos.
 
Como luta: esse foi uns dos aspectos que possibilitou sua sobrevivência, graças à sua eficiência como instrumento de ataque e defesa desde o princípio de sua criação.
Capoeira como folclore: reconhecida como rainha do folclore brasileiro, é um aspecto a ser preservado, orientando o aluno para apresentações em público, reforçando sempre o título mérito conquistado.
Capoeira como filosofia de vida: proporcionar bem estar aos seus alunos, mostrar as pessoas a importância de se respeitar e de se disciplinar. Sabendo o quanto é importante a vida, não apenas com bens materiais e
sim com o propósito de vivermos uns com os outros em harmonia e acima de tudo com amor ao próximo independente de cor, sexo ou credo.

Mestre Chupim
Profº de Capoeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário